Quarta-feira, 17 de agosto de 2015  - 55ª Edição

 

Ocupe Brasília :: Acampamento de pós-graduandos em frente ao MEC gera frutos

O Ocupe Brasília, acampamento montado pela ANPG e o conjunto de pós-graduandos brasileiros em frente ao MEC para pressionar contra os cortes, em defesa da democracia e por mais investimentos na pós-graduação, gerou importantes frutos.

>>Leia a matéria na íntegra

 

Audiência Pública sobre direitos dos pós-graduandos faz uma profunda análise da pós no país

A audiência pública requerida pela deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), da Comissão de Educação da Câmara Federal, realizada na última terça-feira (11),  apresentou um profundo diagnóstico sob o olhar dos pós-graduandos brasileiros acerca de temas como o Financiamento da pós-graduação, a qualidade dos cursos oferecidos, a expansão das universidades, além de pautas da Campanha por mais direitos, como assistência estudantil e a universalização e valorização das bolsas de pesquisa. A audiência contou com a presença de representantes do MEC, SBPC, Andifes, da presidenta da ANPG e de parlamentares.

>>Leia a matéria na íntegra

Confira os relatos dos atos nas universidades durante o Dia do Estudante

No dia 11 de agosto, quando se comemora o Dia do Estudante no Brasil, a Associação Nacional de Pós-Graduandos esteve acampada em frente ao Ministério da Educação, onde ficou até quarta-feira (12), com o objetivo de pressionar o governo pela reversão dos cortes na Educação, Ciência e Tecnologia, especialmente, os cortes nas verbas de custeio da Capes e a paralisação da concessão de novas bolsas em algumas modalidades.

>>Leia a matéria na íntegra

 

ANPG participa do ato de diálogo da Presidência da República com os Movimentos Sociais

Nesta quinta-feira (13), a Presidenta Dilma Roussef recebeu lideranças dos movimentos sociais no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Representantes de mais de 50 entidades da sociedade civil se reuniram com a presidenta em um ato pela democracia e em apoio à sua gestão. O evento, batizado de “Diálogo com Movimentos Sociais Brasileiros”, teve cerca de 1500 inscritos. Proposto pelas centrais sindicais e demais movimentos, o ato faz parte de um processo de diálogo permanente entre governo e sociedade civil. É, também, uma resposta do Governo ao desgaste que tem enfrentado com medidas impopulares, como os cortes na educação e na ciência e Tecnologia.

>>Leia a matéria na íntegra

 

Terceira edição do EURAXESS Science Slam Brazil será no RJ

O concurso de comunicação criativa EURAXESS Science Slam Brazil tem como objetivo fazer com que os pesquisadores, a partir do mestrado, apresentem suas pesquisas de maneira criativa para colegas e leigos em um ambiente descontraído. Todas as áreas do conhecimento, inclusive as ciências sociais e humanas, serão contempladas na competição.

>>Leia a matéria na íntegra

 

Quer acessar os boletins anteriores da ANPG? Clique aqui!

Quer incluir alguém para receber os nossos Boletins? Preencha o formulário, aqui!

Notícias, relatos das atividades de APGs e artigos podem ser enviados para: comunicacao@anpg.org.br