Quarta-feira, 5 de agosto de 2015  - 54ª Edição

 

Ocupe Brasília contra os cortes e por mais investimentos!

A ANPG convida o conjunto dos pós-graduandos brasileiros para ocupar Brasília entre os dias 10 e 12 de agosto. O objetivo é pressionar o governo pela reversão dos cortes nas áreas de Educação e Ciência e Tecnologia, em especial, cortes significativos nas verbas de custeio da Capes e paralização da concessão de novas bolsas em algumas modalidades.

>>Leia a matéria na íntegra

 

Contra os cortes e perdas de direitos: mobilização social

Artigo por Tamara Naiz e Cristiano Flecha

O governo federal anunciou em maio deste ano um conjunto de políticas que busca “equilibrar o orçamento do governo”, o chamado ajuste fiscal. O governo justificou alegando que a necessidade de reequilibrar o orçamento cortando gastos. 

O que veio a seguir foi uma série de medidas que subtraem as conquistas sociais dos últimos anos, com medidas que reduzem o acesso a benefícios previdenciários, cortes em todas as áreas, com destaque para os cortes na área de educação e ciência e tecnologia.

>>Leia o artigo na íntegra

 

Grupos de pesquisa do país crescem 29% em quatro anos

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou os resultados do 10º Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, uma espécie de inventário das equipes de pesquisadores em atividade no país. Com dados coletados em 2014, foram mapeados 35.424 grupos de pesquisa, 29% mais do que o registrado em 2010 e três vezes mais do que o resultado do Censo de 2000. O número de pesquisadores em atividade e seu nível de formação aumentaram. Dos 180 mil pesquisadores atuantes, 116 mil têm pelo menos nível de doutorado, ou 65% do total. Em 2010, o índice era de 63% e em 2000, de 57%.

>>Leia a matéria na íntegra

 

ANPG discute defesa da CT&I no Fórum da Juventude do BRICS e da OCX

No dia 26 de julho (domingo), teve início o 1º Fórum da Juventude do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e da OCX (Organização da Cooperação de Xangai), em Ufa, na Rússia.

>>Leia a matéria na íntegra

Associação de Pós-Graduandos da UFBA exige posição da Fapesb sobre os cortes orçamentários e o atraso das bolsas

No último mês, estudantes de pós-graduação bolsistas da FAPESB tiveram suas bolsas atrasadas, sob a justificativa de cortes na agência oriundos dos cortes orçamentários realizados no Ministério da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

>>Leia a matéria na íntegra

CAPES e CNPq apresentam avaliação preliminar do CsF

Durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi apresentada uma avaliação preliminar do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) pela CAPES e CNPq, que afirma que o programa cumpriu sua meta de conceder mais de 100 mil bolsas em quatro anos e mais de 30 países de destino, com estudantes de cerca de 15 áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento do Brasil, como engenharia, tecnologia e saúde.

>>Leia a matéria na íntegra

Ciência X Cientista = ?

*Por Laís Moreira

Até quando a distância entre a ciência e o pesquisador não poderá ser calculada? O incentivo em pesquisa nas suas mais diversas instancias tem sido reivindicado e necessário. Surge uma militância com características específicas que clama pela difusão da ciência, mais financiamento e democratização do acesso. Mostrando que a ciência não só é sem fronteiras como é sem idade e sem preconceito.

>>Leia o artigo na íntegra

Atividades do Fórum Nacional de Pós-Graduandos em Saúde confirmadas no Abrascão 2015

O Fórum Nacional de Pós-Graduandos em Saúde (FNGPS) vinculado à ANPG é um espaço para debates e articulações do movimento dos pós-graduandos em saúde. No intuito de ampliar cada vez mais seus espaços de diálogo com o conjunto de pós-graduandos da área da saúde, o FNPGS estará à frente de duas atividades no período pré-congressual do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – o Abrascão 2015. São elas a roda de conversa Formação e Direitos dos Pós-Graduandos em Saúde: Nossos Principais Enfrentamentos no Cotidiano, no dia 27 de julho; e aPlenária do Encontro Nacional de Pós-Graduandos em Saúde, no dia 28, durante as atividades pré-congressuais do Abrascão.

>>Leia a matéria na íntegra

 

Quer acessar os boletins anteriores da ANPG? Clique aqui!

Quer incluir alguém para receber os nossos Boletins? Preencha o formulário, aqui!

Notícias, relatos das atividades de APGs e artigos podem ser enviados para: comunicacao@anpg.org.br