Segunda-feira, 1 de junho de 2015  - 49ª Edição

 

 

Dia de Luta pela Educação tem debates e manifestações pelo Brasil

Na quinta (28) estudantes e pesquisadores de todo o país manifestaram sua insatisfação com os cortes orçamentários que assolam a educação brasileira. Através de cartazes, panfletagem e atos nas universidades, os pós-graduandos deixaram claro não aceitar nenhum centavo a menos para a Educação, durante manifestações na UFG, UESC, UFLA, UnB, PUC RJ e outras.

>>Leia a matéria na íntegra

Alice Portugal requer Audiência Pública para debater direitos dos pós-graduandos

A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) requeriu Audiência Pública da Comissão de Educação, que tem o intuito de debater a importância da pós-graduação e os direitos dos pós-graduandos. Foram convidados o Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a ANPG. O requerimento foi aprovado e a audiência deve ser agendada em futuro próximo.

>>Leia a matéria na íntegra

Repasses e posicionamentos da Representação Discente no Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da ABRASCO

A reunião do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) em Recife/PE trouxe importantes debates para o campo da saúde coletiva no âmbito da pós-graduação. O início dos trabalhos no dia 13 de maio trouxe discussões que foram centradas nos Grupos de Trabalho sobre: Avaliação Discente e de Egressos; Avaliação; Produção Técnica e Solidariedade entre os programas.

>>Leia a matéria na íntegra

Inscrições para o Prêmio L’Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência são prorrogadas

As inscrições para o Prêmio L’Oréal/UNESCO/ABC para Mulheres na Ciência foram prorrogadas até o dia 07 de junho. A premiação, que comemora dez anos no Brasil, contempla, com uma bolsa-auxílio de US$20 mil, pesquisadoras pela qualidade e potencial de suas pesquisas. O valor, a ser convertido em reais, é dado a cada uma das vencedoras, sete a cada ano. Mulheres cientistas de todo o Brasil podem se inscrever para uma das quatro áreas: Biomédica, Biológica e da Saúde; Química; Física e Matemática.

>>Leia a matéria na íntegra

GT de Humanas do CNPq e Associações entregam documento ao Presidente do CNPq

No último dia 20, o documento “Política de Ciência, Tecnologia e Inovação para as Áreas Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas”, resultado do debate entre o grupo de trabalho de Humanas do CNPq com as 28 Associações presentes na reunião do FCHSSA, de 9 de abril, na sede da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi entregue ao presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Hernan Chaimovich.


>>Leia a matéria na íntegra

ANPG lança abaixo assinado por mais direitos e contra os cortes orçamentários

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) lança abaixo-assinado por mais direitos para as pós-graduandas e para os pós-graduandos e por mais verbas para Ciência e Tecnologia.


>>Leia a petição na íntegra

Quer acessar os boletins anteriores da ANPG? Clique aqui!

Quer incluir alguém para receber os nossos Boletins? Preencha o formulário, aqui!

Notícias, relatos das atividades de APGs e artigos podem ser enviados para: comunicacao@anpg.org.br