Segunda-feira, 25 de maio de 2015  - 48ª Edição

 

 

Em reunião com Dilma, ANPG, UNE e UBES expressam preocupação com cortes orçamentários

 

 

Na última terça-feira (19) a presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduados, Tamara Naiz, juntamente com as presidentas da UBES e UNE, Bárbara Melo e Vic Barros, respectivamente, se reuniram com a presidenta da República, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, para oficializar a preocupação com relação às dificuldades que as universidades públicas vêm passando e aos cortes orçamentários que podem atingir a educação. Participaram, também, o ministro Miguel Rossetto (Secretaria-geral), o secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa e o vice-presidente da UNE, Mitã Chalfun.

>>Leia a matéria na íntegra

ANPG se reúne com FAPEMIG para discutir pautas da pós-graduação e atraso de bolsas

Na tarde de terça-feira (19) a Associação Nacional de Pós-graduandos, representada pelos seus Diretores de Pós-Graduação Lato Sensu e de Juventude, Túlio Gonçalves e Marcelo Arias, respectivamente, reuniu-se com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Prof. Dr. Evaldo Vilela.

>>Leia a matéria na íntegra

ANPG e Seppir discutem cotas na pós-graduação em debate na UnB

O diretor da ANPG, Gabriel Nascimento, participou, no dia 21, de uma mesa sobre cotas na pós-graduação, durante a I Ocupação Negra da Faculdade de Direito da UnB, organizado pelos discentes do programa de pós-graduação em Direito da Universidade de Brasília. Participaram Ronaldo Crispim, secretário de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), e Bruna Cristina Jaquetto, doutoranda em sociologia e integrante do Coletivo de Mulheres Negras da UnB.

>>Leia a matéria na íntegra

UFG aprova cotas raciais para todos os cursos de pós-graduação, em GO

A Universidade Federal de Goiás (UFG) é a primeira instituição pública de ensino do país a adotar o sistema de cotas raciais para todos os seus 79 cursos de pós-graduação. Em reunião do Conselho Universitário, ficou decidido que ao menos 20% das vagas de cada um dos programas serão destinadas a candidatos negros, pardos e indígenas.

>>Leia a matéria na íntegra

ANPG participa de marcha da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas

Na manhã do dia 20, pós-graduandos, secundaristas e universitários marcharam ao lado de mais de cem movimentos sociais, representados pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.

A marcha saiu da frente da catedral de Brasília e caminhou até o congresso nacional, onde aconteceu uma entrega simbólica de 700 mil assinaturas em prol de uma reforma política democrática, com o fim do financiamento empresarial de campanhas eleitorais e pela diversidade do povo brasileiro representado no legislativo e executivo.


>>Leia a nota na íntegra

ANPG lança abaixo assinado por mais direitos e contra os cortes orçamentários

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) lança abaixo-assinado por mais direitos para as pós-graduandas e para os pós-graduandos e por mais verbas para Ciência e Tecnologia.


>>Leia a petição na íntegra

Quer acessar os boletins anteriores da ANPG? Clique aqui!

Quer incluir alguém para receber os nossos Boletins? Preencha o formulário, aqui!

Notícias, relatos das atividades de APGs e artigos podem ser enviados para: comunicacao@anpg.org.br