Segunda-feira, 18 de maio de 2015  - 47ª Edição

 

Ex-presidentes da ANPG são candidatos ao Conselho da SBPC

Os ex-presidentes da ANPG Luana Bonone e Luciano Rezende foram indicados como candidatos ao próximo Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

>>Leia a matéria na íntegra

Governo deve apresentar proposta de cotas raciais para pós graduação até o meio do ano

Até o fim de junho, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) deve apresentar uma proposta de cotas raciais para a pós-graduação, com o intuito de que as instituições federais brasileiras garantam não apenas o ingresso, mas também o estudo de temas diversificados.

A proposta se baseia na Lei 12.711/12, conhecida como Lei de Cotas da graduação. Até 2016, 50% das vagas de universidades federais e instituições federais de ensino técnico de nível médio devem ser destinados à estudantes de escolas públicas,  garantindo, também, reserva de vagas para negros.

>>Leia a matéria na íntegra

CAPES afirma aguardar definições orçamentárias para continuar concessão de bolsas do PDSE

Devido à suspensão de novas bolsas de doutorado sanduíche concedias pela CAPES a partir de 01/04/2015, a ANPG entrou em contato com a agência em busca de um posicionamento.

>>Leia a matéria na íntegra

Moção de repúdio à ação de violência física e verbal sofrida pela Deputada Jandira Feghali

O Plenário do Conselho Nacional de Saúde vem a público deixar claro seu repúdio a ação de violência física e verbal sofrida pela Deputada Jandira Feghali, na sessão ordinária da Câmara dos Deputados, no dia 06 de maio, solicitando providências da Presidência da Casa e dos órgãos competentes. Ainda, reitera todo apoio às mulheres que sofreram algum tipo de violência, mas que continuam na luta contra as diversas formas de agressão que vêm ocorrendo, inclusive, nas casas parlamentares dentro do último período.

>>Leia a moção na íntegra

ANPG se reúne com FAPEMIG para tratar da Campanha por Mais Direitos e dos atrasos nas bolsas de pesquisa

A ANPG, representada por sua presidenta, Tamara Naiz, e seu diretor de Pós-Graduação Lato Sensu, Túlio Gonçalvez, irá se reunir com o presidente da FAPEMIG, Prof. Dr. Evaldo Ferreira Vilela, no dia 19 de maio, em Belo Horizonte. Na reunião, serão discutidas, principalmente, pautas da Campanha por Mais Direitos para as Pós-Graduandas e Pós-Graduandos e a situação das bolsas da agência.


>>Leia a nota na íntegra

ANPG lança abaixo assinado por mais direitos e contra os cortes orçamentários

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) lança abaixo-assinado por mais direitos para as pós-graduandas e para os pós-graduandos e por mais verbas para Ciência e Tecnologia.


>>Leia a petição na íntegra


Quer acessar os boletins anteriores da ANPG?
 Clique aqui!

Quer incluir alguém para receber os nossos Boletins? Preencha o formulário, aqui!

Notícias, relatos das atividades de APGs e artigos podem ser enviados para: comunicacao@anpg.org.br