Segunda-feira, 23 de março de 2015  - 42ª Edição

 

Maria Felipa, preta baiana, e a luta pela igualdade racial em nosso país

Artigo por Gabriel Nascimento*

Eu sou filho de gerações de seres humanos que foram escravizados. Não sou neto de escravos. Ninguém nasceu escravo. Muitos eram reis, foram capturados e dizimados aos montes do outro lado do Atlântico. Falo em primeira pessoa para estar cada vez mais próximo do que longe da condição autor/alteridade a que me destaco.

>>Leia o artigo na íntegra

 

ANPG participa de relançamento da frente parlamentar em apoio às universidades federais

Foi relançada, na quarta-feira (11), a Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento das Universidades Federais, iniciativa da deputada Margarida Salomão (PT-MG), e que deve trabalhar para ampliar, interiorizar e melhorar as condições de trabalho nas universidades federais. “Nesse momento em que estamos vivendo um novo contexto, com a decisão da presidenta Dilma de adotar como mote do governo ‘Brasil, Pátria Educadora’, nós precisamos levar adiante o nosso projeto com essas instituições”, explica a deputada.

>>Leia a matéria na íntegra

 

ANPG discute Campanha por mais Direitos para as Pós-Graduandas e para os Pós-Graduandos com o reitor da UnB

Na tarde de terça-feira (10), a ANPG, representada por sua secretária geral, Hercília Melo, e pelo seu vice-presidente regional Centro-Oeste e presidente da APG Ieda Camargo da UnB, Gabriel Nascimento dos Santos, esteve presente em uma reunião com o reitor da Universidade de Brasília, Ivan Marques de Toledo Camargo.

>>Leia a matéria na íntegra

 

ANPG se reúne com o deputado Davidson Magalhães e apresenta Campanha por Mais Direitos para as Pós-Graduandas e para os Pós-Graduandos

Na tarde de terça-feira (10), aconteceu uma reunião entre representantes da Associação Nacional dos Pós-Graduandos e o deputado federal Davidson Magalhães, no gabinete do próprio parlamentar, em Brasília. A Secretária Geral da ANPG, Hercília Melo, e o Vice-Presidente Regional Centro-Oeste, Gabriel Nascimento, discutiram com o deputado a Campanha por Mais Direitos para as Pós-Graduandas e os Pós-Graduandos.

>>Leia a matéria na íntegra

 

Nota de repúdio aos casos de assédio na UFSCar

A Associação Nacional de Pós-Graduandos vem, por meio desta, repudiar os atos de assédio moral e sexual denunciados por alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Reiteramos, como uma pauta já expressa pela entidade, que todo e qualquer tipo de abuso, agravado pela manipulação através das relações de poder instituídas na academia, são absolutamente inaceitáveis. Tais práticas ferem não apenas a ética das relações educacionais, mas o próprio processo de construção científica e a responsabilidade das instituições na formação de recursos humanos. Um país que deseje um desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação a serviço de seu povo e na diminuição das desigualdades e injustiças jamais poderá admitir que seus jovens cientistas construam suas pesquisas e suas carreiras baseados na coação e opressão. O assédio é prática recorrente na sociedade e, infelizmente, reproduzido na academia, tendo como principais prejudicadas as mulheres.

>>Leia a nota na íntegra

 

Quer acessar os boletins anteriores da ANPG? Clique aqui!

Quer incluir alguém para receber os nossos Boletins? Preencha o formulário, aqui!

Notícias, relatos das atividades de APGs e artigos podem ser enviados para: comunicacao@anpg.org.br