![]() |
Quinta-feira, 12 de março de 2015 - 41ª Edição
|
Em resposta à grave situação em curso no país, na qual a Direita e a grande mídia orquestram uma atitude golpista que ataca a Democracia e ameaça o maior patrimônio do povo brasileiro, a Petrobrás, a ANPG se integra aos movimentos sociais, juntamente com as outras entidades estudantis, UNE e UBES, na luta pela defesa da Democracia, da Petrobrás, da Reforma Política e dos Direitos da Classe Trabalhadora.
A Associação Nacional de Pós-Graduandos participou da Plenária Nacional dos Movimentos Populares, realizada no sábado (07), no Sindicato dos Eletricitários de São Paulo. A plenária reuniu representantes do MST, MTST, UNE, CUT, Intersindical, Juntos, Rua e Levante Popular da Juventude que debateram sobre a conjuntura política do nosso país e sobre o ato marcado para o dia 13 de março em defesa da Petrobrás e da democracia.
No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a ANPG, representada pela Presidenta Tamara Naiz e pela Diretora de Comunicação, Gabrielle Paulanti, participou de uma passeata que reuniu cerca de 3 mil pessoas na Avenida Paulista, segundo a Polícia Militar. O ato teve como bandeira “Mulheres em defesa da democracia com reforma política, pela água, pelo fim da violência contra as mulheres e por mais direitos”.
Artigo por Tamara Naiz*
O Dia Internacional da Mulher é uma data a ser comemorada e refletida, pois carrega o simbolismo de todas as lutas e vitórias que as mulheres obtiveram ao longo da história. Desde a luta por melhores condições de trabalho e vida, à luta por direitos políticos e civis, direitos sexuais e reprodutivos, as pautas permanecem atuais. Comemorar o dia 8 de março significa compreender a importância dessa trajetória.
A Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Santa Maria (APG UFSM), em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), promoveu, nesta quarta-feira (4), aula inaugural para recepcionar os pós-graduandos na retomada das atividades letivas. O encontro, realizado no Auditório Flávio Schneider do Centro de Ciências Rurais, contou com a presença de representantes da APG, da PRPGP e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) a fim de inteirar a todos sobre as principais questões locais e nacionais que envolvem as pós-graduações no Brasil.
Desde o dia 29 de janeiro, a ANPG lança podcasts pela Rádio Juventude. Para ouvir a terceira e mais recente edição lançada, clique aqui. Para ouvir os outros áudios, clique aqui.
Artigo por Gabriel Nascimento*
Ao ser eleita em 2010 como chefe máxima do executivo federal, Dilma Vana Rousseff quis ser chamada de “presidentA”, com morfema de gênero feminino ao final. No entanto, a grande imprensa, sempre arraigada de preconceitos sociais historicamente fundados, nunca engoliu a presidenta e sua presença no Palácio do Planalto, um lugar historicamente ocupado por homens brancos e filhos da elite.