Segunda-feira, 01 de dezembro de 2014  - 38ª Edição
 

 

Solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão no dia mundial de luta contra à AIDS

O dia 1º de dezembro se tornou Dia Mundial de Luta Contra à Aids por uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

>>Leia o artigo na íntegra

 

Representantes da ANPG são eleitos para os Conselhos

Durante a reunião da diretoria plena da ANPG, foram eleitos representantes para os Conselhos onde a Associação possui assento. Saiba o que é cada conselho e quem são os representantes eleitos.

>>Leia a matéria na íntegra

 

Campanha por mais Direitos para os(as) Pós-Graduandos(as): Assistência Estudantil

A Campanha por Mais Direitos para as Pós-Graduandas e para os Pós-Graduandos, lançada em setembro, é baseada no Documento de Direitos e Deveres, aprovado no último 24º CNPG, e defende diversos eixos. Segundo este documento, todo pós-graduando(a) regularmente matriculados(as) em instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas brasileiras, nas modalidades lato e stricto sensu, teria direito à Assistência Estudantil.

>>Leia a matéria na íntegra

 

Entrevista: Caiubi Kuhn, novo diretor de Políticas Educacionais da ANPG

“A luta pela garantia dos direitos é na verdade a luta pela democratização da pós-graduação”, diz Caiubi Kuhn, novo diretor de Políticas Educacionais da ANPG

Caiubi Kuhn é mestre em Geociências pela Universidade Federal de Mato Grosso, foi presidente da APG da UFMT por dois mandatos, período em que a entidade conseguiu muitas vitórias, como a garantia de cadeiras nos órgãos colegiados e acesso à assistência estudantil. “Agora, a APG está em processo de eleição e, com certeza, a próxima gestão continuará a luta junto a ANPG para que possamos, a cada dia, melhorar as condições para os pós-graduandos”, comenta Caiubi.

>>Leia a entrevista na íntegra

 

Calendário de Campanhas e Atividades da ANPG

Durante a reunião da diretoria plena da Associação Nacional de Pós-Graduandos, foi aprovado o calendário de campanhas e atividades da gestão 2014-2016

>>Leia a matéria na íntegra

 

UFRRJ funda sua Associação de Pós-Graduandos

A diretora de comunicação da ANPG, Gabrielle Paulanti, esteve presente, representando a entidade, na fundação da APG da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (27).

>>Leia a matéria na íntegra

 

Carta de cientistas à presidenta Dilma reivindica maior participação da CT&I no desenvolvimento social e econômico do País

Assinada por 75 sociedades científicas, carta ressalta a necessidade de tratar o setor como política de Estado

>>Leia a matéria na íntegra

 

 

 

 

 

Quer acessar os boletins anteriores da ANPG? Clique aqui!

Quer incluir alguém para receber os nossos Boletins? Preencha o formulário, aqui!

Notícias, relatos das atividades de APGs e artigos podem ser enviados para: comunicacao@anpg.org.br