Segunda-feira, 24 de novembro de 2014  - 37ª Edição
 

 

Reunião da Diretoria Plena da ANPG reúne APGs de todas as regiões do país

A diretoria plena da Associação Nacional de Pós-Graduandos se reuniu, nos dias 15 e 16 de novembro, para deliberar sobre o planejamento da gestão, as campanhas e atividades prioritárias da entidade. O evento, que foi aberto ao público e realizado no Sindicato dos Engenheiros do Estado De São Paulo (SEESP), na capital paulista, contou com a presença de 21 diretores da ANPG (68% da diretoria), além de estudantes de pós-graduação, e membros de APGs e comissões pró-APG de todas as regiões do país.

>>Leia a matéria na íntegra

 

Em defesa do Memorial Luiz Carlos Prestes, da memória do povo brasileiro e das liberdades democráticas!

No dia 08/11/13, na cidade de Porto Alegre, cerca de 30 pessoas realizaram um ato de profundo desrespeito à memória do povo brasileiro. Aglomeraram-se em frente ao Memorial Luiz Carlos Prestes, ainda não inaugurado. De forma agressiva e violenta, estas pessoas gritavam palavras de ordem e portavam cartazes com dizeres de intolerância política e ódio, principalmente contra a memória de Luiz Carlos Prestes. Os manifestantes chegaram a propor a destruição do memorial, uma das últimas obras do grande Oscar Niemeyer.

>>Leia a moção na íntegra

 

Moção da ANPG contra a punição aos estudantes da UNESP

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) vem a público demonstrar seu repúdio ao ato da Reitoria da UNESP, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 23 de outubro deste ano, determinando a suspensão por 60 dias de 95 estudantes dessa universidade, dentre eles estudantes de pós-graduação, como punição pela mobilização política desses estudantes em 2013.

>>Leia a moção na íntegra

 

9ª Bienal da UNE volta ao Rio de Janeiro em 2015 com tema “Vozes do Brasil”

Já estão abertas as inscrições para o maior festival estudantil da América Latina. O encontro retorna à capital fluminense entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro de 2015 e irá celebrar a língua nacional, suas variações, contextos e lugares sociais

A ANPG, em parceria com as entidades estudantis UNE e UBES, coordenará a Mostra de Ciência e Tecnologia e os debates relacionados ao tema, dentro da programação da Bienal.

>>Leia a matéria na íntegra

 

SBPC lança livro eletrônico com anais da 66ª Reunião Anual

Os Anais da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em julho entre os dias 22 e 27 em Rio Branco (AC), já estão disponíveis no site da entidade.

>>Leia a matéria na íntegra

 

NOVEMBRO NEGRO: caminhos para a emancipação e empoderamento dos negros no Brasil

Artigo por Flávio Franco*

O 20 de novembro é celebrado no Brasil o dia Nacional da Consciência Negra. Esta data representa a resistência e as lutas de Reis, Rainhas, trabalhadores (as) e seus descendentes que foram escravizados ao longo de 300 anos de escravidão no nosso país. Representa também a luta de diversas organizações sociais que compõem o movimento negro organizado, que em inúmeras mobilizações denunciaram e ainda denunciam as desigualdades socioeconômicas e raciais, bem como o racismo, em suas diferentes formas e manifestações no âmbito da sociedade brasileira, a fim de desconstruir o famigerado Mito da Democracia Racial.

>>Leia a artigo na íntegra

 

 

 

Quer acessar os boletins anteriores da ANPG? Clique aqui!

Quer incluir alguém para receber os nossos Boletins? Preencha o formulário, aqui!

Notícias, relatos das atividades de APGs e artigos podem ser enviados para: comunicacao@anpg.org.br