Quinta-feira, 02 de outubro de 2014  - 35ª Edição
 

 

Campanha por Mais Direitos para os(as) Pós-Graduandos(as): Bolsas de Pesquisa

Nós da ANPG acreditamos que as bolsas educação, manutenção e pesquisa não são apenas um direito, mas uma necessidade para um país que precisa se desenvolver em novos patamares. Precisamos de muitas pessoas realizando pesquisa em nosso país e, para tanto, o acesso à bolsa de pesquisa deve ser garantido a todos(as) os(as) pós-graduandos(as) que a demandarem. Mais do que isso, é necessária uma política consistente de valorização das bolsas. Queremos mais e melhores bolsas, por isso defendemos:
- Universalização das bolsas de pesquisas: Ampliação do número de bolsas até que se atinja a concessão de bolsas para todos que a demandarem.
- Criação de um mecanismo de reajuste permanente do valor das bolsas: esse reajuste deverá ser anual e deverá considerar a inflação do período e as demandas de custeio com alimentação, moradia, transporte, vestuário, educação, cultura e lazer.
- 13° Bolsa

>>Saiba mais aqui!

 

Moção de Apoio à Campanha por mais Direitos para os Pós-Graduandos e Financiamento para C,T&I

A (entidade apoiadora) se coloca como parceira do movimento nacional de pós-graduandos (as) em defesa da educação, de um Brasil soberano e de lutas que abraçamos por justiça social. 

>>Leia a moção na íntegra


 

ANPG lança Campanha por Mais Direitos para os Pós-Graduandos e para as Pós-Graduandas

A ANPG, como fruto dos debates do 24º CNPG e das lutas empreendidas em sua história, convoca o movimento nacional de pós-graduandos para construir a Campanha por mais Direitos aos Pós-Graduandos, reunindo apoiadores e empreendendo atividades em prol desse objetivo.

>>Leia a matéria na íntegra

 

CAPES propõe contratação de docentes das IFES via Organização Social

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Jorge Almeida Guimarães, apresentou, no simpósio internacional Excelência no Ensino Superior, realizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro, em 22 de setembro, uma proposta para contratação de docentes para instituições federais de ensino superior (Ifes) por meio de Organizações Sociais (OS), que seriam criadas pelo MEC (Ministério da Educação) e MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação). “Essa proposta está bem no começo, mas o ministro José Henrique Paim nos autorizou a avançar nisso e estamos trabalhando junto com a academia, o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e outros que têm mais experiência nisso”, explicou Guimarães na ocasião. 

>>Leia a matéria na íntegra

 

Pesquisadores e estudantes brasileiros que vivem na Casa do Brasil na França denunciam arbitrariedades cometidas pela Instituição

Pesquisadores e estudantes brasileiros que vivem na Casa do Brasil na França, ou Maison du Brésil, denunciam o cerceamento de seus direitos, com a proibição da votação no Plebiscito Constituinte; e a cobrança de taxas para morarem na Instituição, que recebe o apoio financeiro da CAPES. A proibição da votação da constituinte se deu pois, segundo o regulamento da Cité Internationale Universitaire (Cidade Internacional Universitária), onde a Maison está localizada, é proibida qualquer forma de manifestação política em seu interior. Apesar disso, a votação aconteceu e, por uma questão de segurança, foi organizada por membros do Comitê que não são residentesna Maison.

>>Leia a matéria na íntegra

 

ANPG participa do Seminário 20 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Brasil

O Seminário 20 anos de ciência, tecnologia e inovação em saúde no Brasil foi realizado nos dias 18 e 19 de setembro, na escola politécnica Joaquim Venâncio, sediada na Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. Este evento foi promovido pela Associação Brasileira de Saúde coletiva (ABRASCO), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Comissão Intersetorial de Ciência e Tecnologia (CICT) do CNS. A proposta foi avaliar a trajetória construída até então e refletir sobre os rumos futuros. Nesta ocasião foi bastante discutida a proposta para a realização da 15ª Conferência Nacional de Saúde a ser realizada no próximo ano.

>>Leia a matéria na íntegra

 

ANPG participa de reunião com presidente do CNPq

Diretores da Associação Nacional de Pós-Graduandos reuniram-se com o presidente do Conselho Nacional Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, e o diretor da agência, Paulo Sérgio Beirão, em Brasília, no dia 18 de setembro. Na ocasião, a presidenta da ANPG, Tamara Naiz, juntamente com os diretores da entidade Hercília Melo, secretária geral, Gabriel Nascimento, vice-presidente regional centro-oeste, e Túlio Gonçalves, diretor Lato Sensu, trouxeram à conversa temas como mais direitos para os(as) pós-graduandos(as), valorização das bolsas de pesquisas e mais verbas para Ciência, Tecnologia e Inovação.

>>Leia a matéria na íntegra

 

 

 

 

 

Quer acessar os boletins anteriores da ANPG? Clique aqui!

Quer incluir alguém para receber os nossos Boletins? Preencha o formulário, aqui!

Notícias, relatos das atividades de APGs e artigos podem ser enviados para: comunicacao@anpg.org.br