24º CNPG: Tamara Naiz é eleita a nova presidenta da ANPG

Foi eleita como presidenta da ANPG a pós-graduanda Tamara Naiz durante o 24º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, realizado de 1 a 4 de maio na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


>>Leia a matéria na íntegra aqui!



24º CNPG: Ato Político defende aumento das verbas para C,T&I


Na manhã do último sábado (3), o terceiro dia do 24º Congresso Nacional de Pós-Graduandos teve sua programação iniciada pelo Ato Político. A atividade reuniu em torno do tema “Mais verbas para C,T&I: Valorização da Ciência e dos Pesquisadores” o Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia da FACEPE, José Bertotti; o professor Emérito da UFRJ e representante da SBPC, Nelson Maculan; a Diretora de Cultura da UNE, Patrícia de Matos; e a Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ). 

>>Leia a matéria na íntegra aqui!



24º CNPG: Grupos de discussão mostram pluralidade de ideias e propostas

Reunidos no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mais de 650 pós-graduandos iniciaram, na sexta-feira (2), os grupos de discussão do 24º Congresso Nacional dos Pós-Graduandos. Os GDs têm o papel de discutir e encaminhar propostas para serem votadas na Plenária Final pelos delegados do 24º CNPG.

>>Leia a matéria na íntegra aqui!



24º CNPG: Painel “Assédio Moral” debate as dificuldades na relação dos pós-graduandos com seus orientadores

Assédio moral praticado pelo orientador ao pós-graduando é uma prática institucional, em maior ou menor grau, mas institucional. Essa opinião foi consenso entre os pesquisadores que participaram do painel sobre “Assédio Moral e outros abusos na relação acadêmica”, na sexta-feira (02), segundo dia do 24º Congresso Nacional de Pós-Graduandos.


>>Leia a matéria na íntegra aqui!



24º CNPG: Painel “Internacionalização e Mobilidade” divide opiniões acerca do CsF

A experiência acadêmica no exterior é algo que pode agregar muito, tanto no currículo do estudante de graduação e pós-graduação como em sua experiência pessoal. No entanto, faz-se necessário discutir sobre as políticas de fomento à mobilidade acadêmica, como o Ciência Sem Fronteiras, que tem dividido opiniões. O painel “Internacionalização e Mobilidade: CsF, sanduíches e PEC-PG”, realizado na sexta-feira (2), segundo dia do 24º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, teve exatamente esse objetivo.


>>Leia a matéria na íntegra aqui!



24º CNPG: Mostra Científica reflete a diversidade da pesquisa brasileira

Um dos destaques da programação do 24º Congresso Nacional de Pós-Graduandos foi a realização da 6ª Mostra Científica da ANPG, que selecionou 118 trabalhos para serem apresentados durante o encontro na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


>>Leia a matéria na íntegra aqui!



24º CNPG: Mesa “Direitos dos Pós-Graduandos” debate um dos temas centrais do evento

        O segundo dia do 24º Congresso Nacional de Pós-Graduandos reuniu as professoras Janeusa Trindade Souto, pró-reitora da UFRN e membro do FONAPRACE, Celi Nelza Zulke Taffarel, da UFBA, e Débora Foguel, Pró-reitora de pesquisa da UFRJ, além do professor Marco Moricone, secretário regional da SBPC pelo Rio de Janeiro, em torno da mesa “Direitos dos pós-graduandos: Demanda necessária e um Brasil desenvolvido”. O Ministro da Educação, José Henrique Paim, informou em ofício de número 22959, que não poderia comparecer ao evento, conforme previsto, devido “a compromissos oficiais incontornáveis anteriormente assumidos”.


>>Leia a matéria na íntegra aqui!



24º CNPG: Paineis simultâneos ocorrem na tarde desta quinta-feira (1º)

           Na quinta-feira (1º), dia de abertura do 24º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, foi realizada, pela manhã, a mesa sobre o tema central do evento “A Valorização da Ciência e dos Pesquisadores”, com a presença do reitor da UFRJ, professor Carlos Levi. Após o almoço, foram iniciados os Paineis Simultâneos, um conjunto de debates com convidados que abordaram temas relevantes para a pós-graduação.


>>Leia a matéria na íntegra aqui!




24º CNPG: Pesquisadores de todo país chegam para a abertura do evento

            Começou na quinta-feira, (1º) no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) o 24º Congresso Nacional dos Pós-Graduandos. Delegações de pesquisadores de todo o país participaram nesta manhã da abertura do evento e da mesa que discutiu o tema do Congresso: a valorização da ciência e dos pesquisadores.


>>Leia a matéria na íntegra aqui!


24º CNPG: Reitor da UFRJ participa da Mesa “Valorização da Ciência e dos Pesquisadores”

           No dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, pós-graduandos de todo o Brasil se reúnem, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para debater a importância da valorização da ciência e dos pesquisadores durante o 24º Congresso Nacional de Pós-Graduandos. Este é o maior Congresso da história da ANPG: são mais de 100 universidades participantes e a estimativa é de receber 1000 pós-graduandos de todo o Brasil durante os quatro dias.

>>Leia a matéria na íntegra aqui!