Carta de Ouro Preto



De 22 a 24 de novembro de 2013, na Universidade Federal de Ouro Preto (MG), reuniram-se 50 Associações Representativas de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas de todo o país para participarem do 39º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (CONAP). Essa intensa e inédita mobilização na história da ANPG é reflexo da expansão da pós-graduação brasileira e do sentimento reivindicatório que marcou o ano em todos os cantos do Brasil.




 

3 a 5 de dezembro: ANPG organiza 'BLITZ' no Congresso por mais verbas e mais direitos

Emenda da Deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), que garante orçamento para o aumento do valor das bolsas de pesquisa (CAPES/CNPq), vai à votação no Plenário nesta semana. Também pode ser votada a PEC 290/2013, da Dep. Margarida Salomão (PT-MG), que desburocratiza a gestão de atividade de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação.

Cumprindo resolução do 39º CONAP, a ANPG visitará o maior número possível de parlamentares durante os dias 3 a 5 de dezembro em Brasília, dialogando com os Deputados e Senadores em defesa das propostas aprovadas pelas Associações de Pós-Graduandos.

No centro desse esforço estarão a luta por mais verbas para as bolsas de pesquisa, através de emendas e dotações orçamentárias que precisam ser feitas pelos parlamentares. Um exemplo desse esforço é a emenda da deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) que já foi aprovada pela Comissão de Ciência&Tecnologia da Câmara dos Deputados e já angariou apoio do deputado Sibá Machado (PT-AC) no Forum Mundial de Ciência, esta semana (leia aqui).

Além disso, também devemos apoiar a célere aprovação da PEC 290/2013, que tem por objetivo desburocratizar a gestão administrativa das atividades ligadas a Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação.

Também será uma ótima oportunidade para apresentarmos aos parlamentares o conjunto das reivindicações contidas no documento de direitos aprovado no 39º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos.

Se você pode se deslocar até Brasília ou mora por lá, participe das atividades! Junte-se a nós!

 

Acompanhe pelas redes sociais o passo a passo dos diretores.  


Maiores informações também podem ser obtidas pelo telefone: (11) 5082-3691.

 

Veja também as Moções e Resolução aprovadas pelo CONAP

Durante a plenária final do 39º CONAP foram aprovadas sete moções e uma resolução.